Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

O que é educação a distância

Este post tem o intuito de definir um conceito para educação a distância. Segundo José Manoel Moran, especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância da USP, Educação a Distância, ou simplesmente EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

É o ensino/aprendizagem onde aluno e professor não estão normalmente juntos, mas sim conectados, interligados por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, e tecnologias semelhantes.

Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial e parte a distância) e educação a distância( ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontrar sempre num local físico, chamada de sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com alunos e professores separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, mas podendo estar juntos por meio de tecnologias de telecomunicação.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para adultos, principalmente aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.

Esta foi uma pequena introdução no assunto de educação a distância. É possível encontrar muito material sobre o assunto. Para mais informações estamos disponibilizando o site do professor Moran sobre educação a distância e semi-presencial: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário